segunda-feira, 31 de maio de 2010

Sex and the City 2

Sábado fui fazer um programinha super mulherzinha com as friends niteroienses Amanda, Ju Lessa e Flavinha. Fomos ao shopping, comemos, tomamos choppinho, fofocamos, compramos, demos mil voltas na Tok Stok até achar duas cadeiras pra minha sala e terminamos a night no cinema assistindo Sex And The City 2.

Achei o filme bem engraçadinho e, confesso que esperava muito mais do figurino, mas essa não é minha praia... Então eu vou dar pitaco é na decoração das moçoilas. Fotos: Elle Decor gringa



Sala da Carrie.
O bege da base devidamente quebrado com o azul e o amarelo, ficou um luxo!
E melhor: facílimo de imitar!


A maior parte do filme se passa em Abu-Dabi e o filme vem recheado de elementos étnicos, como esse lustre em destaque, feito em metal oxidado, vasos, papéis de parede...
Gosta desta tendência? Um lustre (ou luminária, se preferir) de papel redondo, fofo, custa R$20. Incremente com mantas marrons (sempre tem em feirinhas!) e objetos que remetam ao oriente. Moleza! =]


Adorei o lustre, mas não teria em casa porque não escrevo artigos pra Vogue, nem publico livros como a Carrie, então é melhor economizar na conta de energia. Mas repare que um ambiente pode passar do muito simples ao muito sofisticado somente por um lustre bem escolhido e umas flores idem. Capricho, meninas!



Descobrir coisas que aparentemente não têm nada a ver entre si, mas que fazem um conjunto bacana de descombinado-que-combina é um grande desafio, mas fica muito bonito.
Aqui mais uma vez o bege deixa de ser estático, chapado, graças a uma cabeceira e um papel de parede somente atrás dela. E novamente falando em capricho: uma cama bem arrumada com um belo jogo de cama faz TODA a diferença!


Simple past.
De vez em quando Carrie volta ao seu apê de solteira. Quer coisa mais simples e mais bonita que esse quarto? Uma bela poltrona estampada, roupa de cama alinhada, paredes azuis, portais e cortinas de voile brancos e uma composição de quadros que deu identidade ao ambiente.



Na cozinha da Charlotte, os móveis são totalmente brancos e o assoalho completa a paleta branco-bege. E esses aventais iguaizinhos pra mãe e pra filha? Um convite à uma baguncinha boa!




E já que sonhar não custa nadica de nada, vamos sonhar! Closets de solteira e de casada da Carrie.


Criador e criatura: essa é a sala da Candance Bushnell, autora de Sex and The City.
Tudo muito clássico? Então dá uma olhadinha ali no quadro. Nem tudo é o que parece e misturar passado e presente, bege e colorido, vintage e high tech, com personalidade, são provas de estilo e de que sua casa tem que ter a sua cara, independente de quantos elementos e misturas você faça pra transformá-la num refúgio pra onde você quer correr quando sai do trabalho ou depois de uma viagem.

Decoração, muito mais que tendência, é estar bem, é passar horas namorando um quadrinho ou um fouet que você comprou. O importante é não ter pressa. Não formamos nossa personalidade em um dia e, assim também não seria com a nossa casa. Cada pecinha que a gente vai acrescentando vai mudando todo o jogo. Pois faça o seu próprio jogo e quando se faz isso com prazer e com amor de dentro pra fora, tudo o que vier de fora pra dentro virá na mesma energia!

No seu devido lugar...

Estava eu passeando pelo Apartment Therapy, pesquisando umas salas, quando dei de cara com esse quarto. Simples, delicado e ORGANIZADO.


A minha cama é estilo box, não dá pra fazer assim, mas se a sua cama não for box ou se você tiver um canto vazio e sem graça, aí está uma idéia boa, bonita e barata. Cestos de vime com tampo para guardar todas aquelas quinquilharias (que, sem lugar, ficam espalhadas pela casa) e de quebra ainda se adequam à decoração e tornam a fazer parte dela. Achei cute!

Ps.: Prometo um post decente sobre dicas de organização.
Ps2.: Idéia manjada, mas ainda válida. Repare que a mesa de cabeceira é feita de caixote.

sexta-feira, 28 de maio de 2010

Porque viver não é só pagar aluguel



"Viver é mais que isso

E a vida não pode ser só isso,
tem que ter renda, confete, caipirinha
Bebedeira

Não dá só pra pagar aluguel
há que se falar besteira
Rir de si
ver-se o quão ridículo és

Dá pra olhar as coisas por outro viés
Penso que queria ser um caminhante do céu vermelho
Porém me olho e não me vejo no espelho
Macarrão esquentado, conta de telefone, guimba de cigarro.

Os problemas me consomem...

Mas no meu universo paralelo
Sonho coisas em amarelo, em verde, rosa
Azul turquesa e outras cores que inventei
Com cenas que imagino e imaginei....

Logo acordo
Tanta conta, tanto não
Vivo preocupado pedindo perdão
De ter falado, de ter ouvido, de ter te tocado

Cruzei um amigo na esquina
Desviei. Pode ele ter gripe suína

O mundo ta doente, ta gripado,
Se acabando, catarrento, constipado
Sem contato
Só no endereço conectado

É por isso que bebo
É por isso que danço
E tento cultivar as borboletas do meu cabelo
E tento esquecer o dia do prazo, o dia do pranto e tento...
Ser só energia

Me solto, me sinto pomba gira
Chama o pessoal
Traz o violão
E na bolsa aquela pitada de ilusão, de sonho, de LSD.
E uma cartela de entusiasmo
E um gole de felicidade

Sento, corro, envelheço na cidade
Chuto o balde e percebo que não tenho mais idade
Sorri junto aos universitários
gente feliz mesmo sem salário
E meu emprego é viver

Porque a normalidade é algo que irrita
Mas sei que quando só se tem a marmita no meio do expediente
é difícil se considerar gente

Pode ser só bicho ou robô
Porque aquele sonho, a poesia... já passou
É tudo codificado, fila, regra, tudo enlatado.

Joguei tudo pro alto e resolvi plantar poesia
pra ver o que nascia

Nasceram borboletas no meu descabelado

Esperanças, imagens coloridas
de um mundo fantasiado."

quinta-feira, 27 de maio de 2010

Eu queria ter na vida simplesmente...

"Eu queria ter na vida simplesmente um lugar de mato verde pra plantar e pra colher
Ter uma casinha branca de varanda, um quintal e uma janela para ver o sol nascer..."
Design, high tech, wi-fi, laser, LED...
Mil e uma nomenclaturas que caracterizam a modernidade - muito bem vinda - e que há dez anos atrás pouco se ouvia falar. Duvido que alguém sinta saudade de dar tapas na TV até que ela parasse de girar a imagem e a gente, enfim, conseguisse ver a novela preferida, mas lembrar o araçá, o cheiro do café, a comidinha da minha avó me remetem a um Q de antigo que é muuuuito gostoso.

E tem como trazer o prazer da roça, do antigo, do sítio, da fazenda pra dentro de casa, sem abrir mão do novo? Tem, sim senhor!


Assoalho, teto, portas, cadeira... Madeira, madeira, madeira.
Foto: Apartment Therapy



Madeira, desta vez, nos elementos: Mesa e banco de madeira, que também podem ser crus, sem verniz para dar aquele ar roots. Tudo bem que esta tem uma Saarinen LUXO em cada ponta, mas nem precisava delas pra me fazer lembrar a mesa da vó. O retrô e o moderno juntos.



Inspire-se na Toscana! Dá pra plantar na área de serviço, em jardineiras na janela...
Espaço não é desculpa!
Foto: Revista Casa Claudia

Não tem jeito pra flores?! Plantas! Hortas! 
É uma delícia colocar a mão na terra e plantar aquela ráfia pra sua sala ou uma horta pra colher seu manjericão fresquinho. (Foto 1: Revista Casa Claudia)


Reaproveite! Olha que quartinho mais gostoso esse!!!
Foto: Casa e Jardim


Tecidos, cores, misturas. Vale de chita a tecidos renomados.
Não é um chaaaaarme??? Eu queeeero!!!




Ponha a mesa no quintal!!!
Nem precisa ser um quintal de sonhos como esse, mas almoçar em família, com mesinha posta no quintal (ou varanda) e auxílio luxuoso do Mr. Sol, meu bem...
É energia pura!!!

quarta-feira, 26 de maio de 2010

Meu limão, meu limoeiro...

A proposta do momento é SUSTENTÁVEL. Não se fala em outra coisa na Casa Cor SP.
E aí comecei a pensar e pesquisar sobre sustentabilidade aqui, do ladinho da gente, sentar na sustentabilidade, pegar a sustentabilidade, dormir com a sustentabilidade. Foi aí que percebi o quão difícil é trazer o sustentável pra casa, casar com ela.

Na maioria das vezes ou é ecochato, como ficar reciclando trezentos mil dejetos em casa, ocupando muito espaço, até que se consiga uma "obra" ou porque é muito caro. Madeira de reflorestamento é caro, transformar galho em móvel é caro...

E olha que eu já vi muita coisa bonita com pallet, por exemplo. Mas não considero isso sustentável, afinal você não está retirando nada da natureza para reaproveitar. Tá é dando dinheiro pro mocinho que vende pallet pra que ele faça outros 10, de madeira tinindo de fresquinha...


Essa cadeira saiu na Elle de Abril. Quase morri de paixão! Mas de sustentável só o preço, que dá pra sustentar umas 20 famílias por uns 6 meses...rs

Eu, além de móveis devidamente garimpados e reformados na loja do Exército da Salvação e das atitudes (pegar pouca sacola plástica, não jogar óleo na pia...), tenho um caixote de feira que eu pedi ao mocinho do sacolão e transformei na mesinha do telefone, depois ele foi promovido a revisteiro. É o mais próximo de sustentável que consegui chegar...rs

Então já que não dá pra salvar o mundo, sugiro salvar pelo menos o seu bolso e apresento-lhes meu vasinho de retalhos.



Esse nem precisa de passo a passo, néam? Vasinho de gesso, cerâmica, barro, aquele vaso velho da sua mãe que tá pegando poeira... Qualquer um serve! Retalhos de tecido, cola branca (vale passar por baixo do tecido e depois por cima, diluído em um pouco de água, com um pincel, pra dar uma invernizada e não deixar soltar fiapos depois) e umas costurinhas com linha de crochê se quiser dar mais um charminho. Imaginou uma colagem dessa naquele seu vaso de plantas de barro, sem graça, hein??? O meu, pequeno, sustenta uma bela rosa vermelha da Imaginarium.

Espero que gostem da idéia!!!

E você, tem móveis sustentáveis???

ps.: Prometo updates com foto decente do vasinho.
ps2.: Você não há de reparar que no canto da foto tem um saco de lixo que acabou de sair do banheiro e tá esperando ser levado até a lixeira, néam??? hahaha

terça-feira, 25 de maio de 2010

Sobre o Amor...

Prometi falar somente de coisas simples no blog. E cá estou, traindo metade da minha promessa, e falando do AMOR. Nada mais simples - e mais complexo - que o amor, certo?

Simples porque a gente não faz força pra sentir, ele vem e pronto. E complexo por ser indefinível, por não dar pra mensurar.

E amor de mãe (e de pais que são também são "mães"???) Consegue ser ainda maior que qualquer definição de infinito?

Minha mãe disse n'outro dia que leu uma crônica da Lya Luft que era exatamente o que ela tinha a dizer às filhas - eu e mais duas - na Veja. Transcreveu de próprio punho e no meio da correria de mala, aeroporto, me deu para que eu lesse, bem dobradinho, em folhas de papel reciclado. Ontem, antes de dormir, lembrei do papel tão bem dobrado e resgatei da bolsa para ler. Não consegui conter o choro.

E aí hoje eu acordei pra trabalhar e disse arfando: "Nossa, mais um dia!". E depois passei por um amigo desempregado, passei por uma pessoa andando de muletas e passos curtos por estar com uma doença na perna e passei por uma obra cheia de pessoas que trabalham muito e ganham pouco e ainda por um guarda que não respondeu o meu Bom Dia, porque de certo não tem boa educação. E repensei o meu bufar por mais um dia, porque mesmo quando tudo está ruim, tenho uma família que tem peso master do outro lado da balança.

E você, como é sua relação familiar? Já disse que ama a quem você ama?
A canção de qualquer mãe


"Filhos, vocês terão sempre me dado muito mais do que esperei ou mereci ou imaginei ter"

Que nossa vida, meus filhos, tecida de encontros e desencontros, como a de todo mundo, tenha por baixo um rio de águas generosas, um entendimento acima das palavras e um afeto além dos gestos – algo que só pode nascer entre nós. Que quando eu me aproxime, meu filho, você não se encolha nem um milímetro com medo de voltar a ser menino, você que já é um homem. Que quando eu a olhe, minha filha, você não se sinta criticada ou avaliada, mas simplesmente adorada, como desde o primeiro instante.

Que, quando se lembrarem de sua infância, não recordem os dias difíceis (vocês nem sabiam), o trabalho cansativo, a saúde não tão boa, o casamento numa pequena ou grande crise, os nervos à flor da pele – aqueles dias em que, até hoje arrependida, dei um tapa que ainda agora dói em mim, ou disse uma palavra injusta. Lembrem-se dos deliciosos momentos em família, das risadas, das histórias na hora de dormir, do bolo que embatumou, mas que vocês, pequenos, comeram dizendo que estava maravilhoso. Que pensando em sua adolescência não recordem minhas distrações, minhas imperfeições e impropriedades, mas as caminhadas pela praia, o sorvete na esquina, a lição de casa na mesa de jantar, a sensação de aconchego, sentados na sala cada um com sua ocupação.


Que quando precisarem de mim, meus filhos, vocês nunca hesitem em chamar: mãe! Seja para prender um botão de camisa, ficar com uma criança, segurar a mão, tentar fazer baixar a febre, socorrer com qualquer tipo de recurso, ou apenas escutar alguma queixa ou preocupação. Não é preciso constrangerem-se de ser filhos querendo mãe, só porque vocês também já estão grisalhos, ou com filhos crescidos, com suas alegrias e dores, como eu tenho e tive as minhas. Que, independendo da hora e do lugar, a gente se sinta bem pensando no outro. Que essa consciência faça expandir-se a vida e o coração, na certeza de que aquela pessoa, seja onde for, vai saber entender; o que não entender vai absorver; e o que não absorver vai enfeitar e tornar bom.


Que quando nos afastarmos isso seja sem dilaceramento, ainda que com passageira tristeza, porque todos devem seguir seu caminho, mesmo que isso signifique alguma distância: e que todo reencontro seja de grandes abraços e boas risadas. Esse é um tipo de amor que independe de presença e tempo. Que quando estivermos juntos vocês encarem com algum bom humor e muita naturalidade se houver raízes grisalhas no meu cabelo, se eu começar a repetir histórias, e se tantas vezes só de olhar para vocês meus olhos se encherem de lágrimas: serão apenas de alegria porque vocês estão aí. Que quando pareço mais cansada vocês não tenham receio de que eu precise de mais ajuda do que vocês podem me dar: provavelmente não precisarei de mais apoio do que do seu carinho, da sua atenção natural e jamais forçada. E, se precisar de mais que isso, não se culpem se por vezes for difícil, ou trabalhoso ou tedioso, se lhes causar susto ou dor: as coisas são assim. Que, se um dia eu começar a me confundir, esse eventual efeito de um longo tempo de vida não os assuste: tentem entrar no meu novo mundo, sem drama nem culpa, mesmo quando se impacientarem. Toda a transformação do nascimento à morte é um dom da natureza, e uma forma de crescimento.


Que em qualquer momento, meus filhos, sendo eu qualquer mãe, de qualquer raça, credo, idade ou instrução, vocês possam perceber em mim, ainda que numa cintilação breve, a inapagável sensação de quando vocês foram colocados pela primeira vez nos meus braços: misto de susto, plenitude e ternura, maior e mais importante do que todas as glórias da arte e da ciência, mais sério do que as tentativas dos filósofos de explicar os enigmas da existência. A sensação que vinha do seu cheiro, da sua pele, de seu rostinho, e da consciência de que ali havia, a partir de mim e desse amor, uma nova pessoa, com seu destino e sua vida, nesta bela e complicada terra. E assim sendo, meus filhos, vocês terão sempre me dado muito mais do que esperei ou mereci ou imaginei ter.

Muitos beijos de mãe.

Este trecho, ou melhor, esta canção que Lya Luft escreveu, traz toda a emoção que sinto por ter sido privilegiada por Deus em ter recebido vocês como filhas, amigas, irmãs.

A vocês, que tenho certeza, levam muito de mim em sua essência, em seu caráter, em sua beleza interior, quero muito agradecer por todo carinho, por toda a força e amor. Obrigada por me incentivar a seguir em frente sempre.

Que a Luz de Deus esteja sempre a iluminar vossos caminhos.

Dá pra entender porque estou sempre sorrindo?!

segunda-feira, 24 de maio de 2010

Deu branco!!


Minha irmã Rachel acaba de alugar um apartamento, está de mudança para Teresópolis, região serrana do RJ.

O apartamento é amplo, claro e ela me pediu sugestão de cores para as paredes.



Eu acho que, pra quem está começando a decoração do zero, a cor da parede nasce do que vai ter ao redor. Você pode até pintar e depois comprar objetos em função da cor da parede, mas passar numa vitrine, ver um jogo de cama ou um objeto LIIINDO de viver e não poder comprar porque não combina com a parede é triste, muito triste. Pior ainda se depois você se arrepender da cor que pintou, porque viu num site a decoração dos seus sonhos.

Sim, a decoração não nasce de uma hora pra outra, você passa aaaanos amadurecendo as idéias.


Portanto, se você está prestes a casar ou morar sozinha(o), contenha seus impulsos de comprar tudo de uma vez antes mesmo de mudar, ou fatalmente terá problemas com combinações, espaços e afins.

Eu adoro uma cor. Acho que alegra de verdade. Mas aí vão umas dicas de ambientes sem paredes pintadas para inspirá-los até que a cor da parede seja definida (ou quem sabe, ficar assim mesmo, afinal, nada mais trabalhoso do que tirar aquele verde da parede quando você tem que entregar o apartamento...)


Detalhes tão pequenos...


Branco e bege.
Umas flores coloridas podem fazer a diferença!


Dá vontade de dormir mais um pouquinho...


Branco na parede. Colorido nos acessórios.


Apaixonei. Amei. Morri. Eu quero!

Fácil, Divino, Maravilhoso? Suflê de Queijo!!!


Hoje eu cheguei do trabalho JURANDO que ia fazer um sanduichinho básico com Toddy e cabô!
Mas quem disse que eu consigo?! A atração que a cozinha exerce sobre mim é algo inexplicável. A-DO-RO fazer um quitute e não tem essa de "odeio fazer comida só pra mim". Faço assim meeeesmo.

Adiei meu plano de ser Miss Universo pra próxima encarnação e cozinho FELIZ!

Prato de Hoje?! Suflê (abrasileirado sim senhor!) de Queijo

Ingredientes:

1 xícara de ricota ou queijo minas
2 colheres de parmesão ralado (ou outro queijo "forte")
2 ovos
1 xícara de leite
2 colheres de farinha de trigo
Sal, pimenta do reino e noz moscada a gosto
Cheiro verde, orégano
2 colheres de chá de azeite
1 colher de margarina ou manteiga
Alho poró (opcional)

Doure a farinha na manteiga e vá acrescentando o leite.
Afaste a panela do fogo até que amorne um pouco o leite, misture as 2 gemas e volte o caldo ao fogo.
Tempere com uma pitada de sal, pimenta do reino e noz moscada (opcional).
Deixe ferver um pouquinho e reserve.

Bata no liquidificador (ou corte em pedacinhos) a ricota (ou queijo minas), um pouco de orégano. Depois misture o cheiro verde e o alho poró (previamente refogado em azeite) e o queijo parmesão.

Bata as claras em neve (não deve ficar dura e opaca demais como suspiro e sim brilhante).

Misture o líquido com o recheio e, por último, com cuidado vá misturando as claras em neve, sem bater, pra ficar aeradinho.

Despeje em um pirex e asse em forno quente até dourar.

Dica nada light: pincelar um pouco de gema por cima e ralar um pouquinho de mussarela, fará com que se forme uma casquinha dourada e divina por cima do suflê.

Acabei de tirar o meu do forno e tá uma divineza!!! A foto tá sofrível, foi tirada pelo celular, mas o gosto, garanto que tá um must!!!

domingo, 23 de maio de 2010

Simples de coração

Se tem uma coisa que eu ADORO é decorar minha casa.
É uma pena que o dinheiro não está sobrando, que ainda não pude comprar as cadeiras dos meus sonhos (aceito doações de DKR Charles Eames, ok? rsrs) e as coisas andam a passos um pouco mais lentos do que a gente gostaria, né?! Haja paciência!

Nesta hora a criatividade é a melhor das soluções. Garimpo várias coisas, pinto, encapo, recorto e assim vão nascendo peças exclusivíssimas que enfeitam e encantam o meu lar. Aos poucos vou mostrando minhas artes.

Enquanto isso, vou postando idéias captadas internet afora, fáceis e inspiradoras para fazer aí mesmo, no aconchego do seu lar. Algumas fotos são do Apartment Therapy outras não tenho mais os créditos. Caso você seja dono de alguma delas, avise-me para que eu possa dar os devidos a quem de direito.

Prontos??



Não é gostosa essa sala? E o que tem demais nela? Nada, além da fofura com que foi arrumada.
Uma cortina de voile, uma luminária, sofá, uma mesa simples, uma cadeira lateral, um quadrinho e almofadas. É só escolher as cores de sua preferência e mãos à obra. Linda!




Capricho pra receber as visitas, com arranjos de flores na mesa e no guardanapo e velinhas pra dar um charme ao jantar.



Duas idéias com molduras. Gravuras em molduras coloridas pra preencher aquela parede vazia (especialmente se seu apartamento for alugado, esta é uma ótima opção para colorir ambientes sem ter que pintar paredes) e uma bem delicada feita de papel de presente que ainda conta com o auxílio luxuoso de um vaso verde e flores sobre o aparador azul bebê.



Crochê, cristais (ou imitações de) e renda. Climinha de casa de campo... Fácil, fácil!!



Olha como um banquinho velho forrado e um banco também velho maior podem fazer! Charme, charme e charme!



Festinha simples no quintal? E quem disse que simples não pode ser bonito?! Latinhas pintadas (pode ser até de achocolatado) com flores do campo. Podem ficar nas mesas, pendentes como estas ou espalhadas por janelas e pelo chão. Seus convidados vão se sentir muito queridos, eu garanto!!

Receita: Moquequinha (Simples!)


E pra começar a falar de coisas simples e gostosas... Que tal uma receita de peixe ensopado???
Não é beeem uma moqueca, mas um projeto de. Super simples e vou falar de duas versões. Uma de filé de peixe pra segunda a sexta e uma de peixe fresco pra sábado e domingo... Acha que não é fácil?! Duvida?! Então confira!!!

Filé de Peixe Ensopado

Ingredientes:

- 4 postas de filé de peixe (eu AMO tilápia, mas pode ser merluza, pescada...)
- 1 tomate grande sem semente, cortado em tiras
- 1 pimentão verde médio cortado em rodelas
- 1 cebola grande cortada em rodelas
- Azeite
- Leite de coco
- Coentro
- Sal, colorau e pimenta branca a gosto
- 2 tabletes de caldo de moqueca

Tempere os filés somente com sal e pimenta do reino branca e reserve.
Numa panela de fundo largo, ponha dois tabletes de caldo de moqueca, uma colher de colorau e um fio generoso de azeite.
Faça uma camada de cebolas em rodela, uma camada de pimentão e uma camada de tomate e "deite" os filés de peixe por cima. Ponha em fogo baixo e tampe a panela. O peixe, a cebola e o tomate começarão a soltar um caldo que cozinhará os peixes.
Depois de aproximadamente 10 minutos ponha uns 50 ml de leite de coco e o coentro por cima, sem mexer nos peixes para não desmanchá-los. (Caso tenha posto o caldo de moqueca, o leite de coco pode até ser dispensado). Acerte o sal, deixe mais 2 minutinhos no fogo e pronto!

Fácil, né???

Postas de Peixe Ensopadas

E pro final de semana... Sabe o que muda??? Troque o filé de peixe por 1 kg de peixe cortado em posta (pode ser anchova [amo!], corvina, piraúna, etc.). Ontem, pela primeira vez, eu fiz com Piraúna e ficou jóia!

Neste caso, faça as camadas de azeite, 2 tabletes de caldo de moqueca, 1 colher de colorau, 1 cebola grande, 1 pimentão médio e 1 tomate. Coloque as postas de peixe por cima e coloque também 1 copo de água, caso queira fazer pirão. Com o peixe em postas dá pra caprichar um pouco mais no leite de coco e no coentro. Se tiver dendê em casa, melhor ainda! Mas se não tiver costume de comer comidas com dendê, pegue leve ou terá uma vida de rainha por uns dias...rs

20 minutos cozinhando no fogo baixo e Voilà!!

Para o pirão, é só transferir o caldo para outra panela, com o auxílio de uma concha. Deixe o caldo ferver e vá jogando farinha de mesa aos poucos. De pouquinho em pouquinho porque senão de repente vira uma argamassa! Cuidado! rsrs

Espero que experimentem - e gostem - das duas versões!!!

ps.: Quem gosta de camarão - que não é o meu caso - pode dar uma caprichada ainda maior na receita, colocando uns 10 a 12 camarões médios para cozinharem junto do peixe!

Home Sweet Home



Hora de cortar a fita, inaugurar mais um cantinho pra chamar de meu. De nosso!

A idéia do blog é antiga, desde a adolescência. Mas e aí, falar sobre o que?!

E aí resolvi falar sobre as melhores coisas da vida: as coisas simples e as coisas que amo.
Coisas criativas e coisas gostosas, decoração e de começão [infame detected]. Vago, né???

Pois é, estou pondo óleo nas juntas e aos poucos dando estrutura a essa casa. Conto com vocês pra que ela fique bonita, agradável, como casa de vó no domingo.

Beijos and welcome! Entre e fique à vontade!!!