sexta-feira, 28 de maio de 2010

Porque viver não é só pagar aluguel



"Viver é mais que isso

E a vida não pode ser só isso,
tem que ter renda, confete, caipirinha
Bebedeira

Não dá só pra pagar aluguel
há que se falar besteira
Rir de si
ver-se o quão ridículo és

Dá pra olhar as coisas por outro viés
Penso que queria ser um caminhante do céu vermelho
Porém me olho e não me vejo no espelho
Macarrão esquentado, conta de telefone, guimba de cigarro.

Os problemas me consomem...

Mas no meu universo paralelo
Sonho coisas em amarelo, em verde, rosa
Azul turquesa e outras cores que inventei
Com cenas que imagino e imaginei....

Logo acordo
Tanta conta, tanto não
Vivo preocupado pedindo perdão
De ter falado, de ter ouvido, de ter te tocado

Cruzei um amigo na esquina
Desviei. Pode ele ter gripe suína

O mundo ta doente, ta gripado,
Se acabando, catarrento, constipado
Sem contato
Só no endereço conectado

É por isso que bebo
É por isso que danço
E tento cultivar as borboletas do meu cabelo
E tento esquecer o dia do prazo, o dia do pranto e tento...
Ser só energia

Me solto, me sinto pomba gira
Chama o pessoal
Traz o violão
E na bolsa aquela pitada de ilusão, de sonho, de LSD.
E uma cartela de entusiasmo
E um gole de felicidade

Sento, corro, envelheço na cidade
Chuto o balde e percebo que não tenho mais idade
Sorri junto aos universitários
gente feliz mesmo sem salário
E meu emprego é viver

Porque a normalidade é algo que irrita
Mas sei que quando só se tem a marmita no meio do expediente
é difícil se considerar gente

Pode ser só bicho ou robô
Porque aquele sonho, a poesia... já passou
É tudo codificado, fila, regra, tudo enlatado.

Joguei tudo pro alto e resolvi plantar poesia
pra ver o que nascia

Nasceram borboletas no meu descabelado

Esperanças, imagens coloridas
de um mundo fantasiado."

Um comentário:

Marcia Simões disse...

Bethania,

Adorei o poema...é seu? É isso aí, quantos desenganos nessa vida. Qual é a melhor maneira de se viver? A sociedade está esquecida, as pessoas estão desapegadas correndo atrás de uma ilusão materialista. Pra quê? "Poder"? Ah! o poder está nas mãos daqueles que menos buscam, mas como fugir dessa rede?...

Beijo no coração

Marcia