sábado, 12 de outubro de 2013

Dieta Paleolitica (low carb). Mais uma? Sim, mais uma... E eu explico!






Bom, ontem falei sobre a dieta Paleo no meu facebook e varias pessoas se interessaram, entao resolvi fazer um post sobre ela. Prefiro por aqui, porque fica registrado e da pra consultar depois, os posts do facebook se perdem. Aviso que vem post longo, mas que vale a pena!!! =)

Tudo começou com minhas pesquisas relacionadas a um problema que eu tenho chamado Resistência a Insulina. Eu nao entendia - e me frustrava bastante - porque mesmo comendo apenas 1200 calorias eu simplesmente nao emagrecia. Tava triste porque ja tinha feito a Dukan, que foi muito boa pra mim, mas nao queria me ver tao limitada, ja que eram bastante os kg que eu queria emagrecer e tentei fazer uma dieta hipocalorica, associada a exercicios, que funciona pra todo mundo. Pra mim, nao. 

Entao, tive que pesquisar e entender como funciona o mecanismo corpo humano, até chegar a essa dieta, que tem sido um divisor de aguas pra mim. E que pode ser pra todo mundo. 



Quando eu fiz a Dukan, que também é uma dieta basicamente proteica, emagreci 7kg, depois mesmo comendo bem pouco e me exercitando a balança nao mexia e apos muuuuita leitura e muita pesquisa, entendi um mecanismo relativamente simples que ocorre conosco, que estamos acima do peso. Obviamente nao tenho conhecimento médico ou linguagem técnica par isso, mas "no popular" o que acontece COMIGO que sofro de hiperinsulinismo (ou resistencia a insulina) é que meu corpo nao entende que ja produziu insulina o suficiente e o pancreas continua secretando mais e mais insulina. E insulina em excesso, além de virar gordura na pança, pode trazer de presente uma diabetes tipo 2. 

Foi libertador descobrir em minhas pesquisas, que a resistência a insulina CAUSA  a obesidade e nao o contrario. Eu estava muito frustrada por saber que nao como muito, nao como mal e ainda assim tenho esse sobrepeso (que começou desencadeado pela sindrome dos ovarios policisticos). Isso pode acontecer nao so com quem tem SOP, mas com quem tem uma vida sedentaria, engorda, come doce demais, estilo de vida nao saudavel e depois mesmo que tente dietas nao consegue emagrecer, porque estao produzindo insulina em demasia. 



Mas como isso funciona afinal? (e que fique claro que nada aqui é verdade absoluta, mas frutos de pesquisas basicamente na internet!)

Sempre ouvimos que precisamos de carboidratos, porque eles sao nossa fonte de energia, que proteina demais pode sobrecarregar os rins (nao ha nenhuma publicaçao conclusiva sobre isso) etc. Sim, quando vc ingere carboidratos, eles se transformam em energia. A segunda fonte de "energia" é a gordura. O que acontece comigo é que eu ja produzo "energia" demais, eu nao preciso de energia extra, entao carboidrato, mesmo que pouco, vira a temivel barriga. E quando eu NAO como carboidratos? Meu corpo usa a gordura que eu JA TENHO para produzir a mesma energia, ou seja, eu emagreço. 

Honestamente, eu nao sinto fome, nao me sinto fraca mesmo correndo 5km por dia, milagrosamente nao sinto falta de arroz e muito pouco de pao. 

Quando a pessoa JA TEM um sobrepeso, ela nao necessariamente precisa fazer do carboidrato a sua fonte de energia, isso pode ser feito com o seu proprio sobrepeso, transformando gordura excedente em aliada. 




A dieta é parecida com a Dr. Atkins e uma coisa que me deixava MUITO encasquetada era: como a pessoa pode emagrecer comendo BACON??? Bom, eu nao gosto de frituras, nem gorduras em excesso, mas fiquei intrigada e li, e li, e li... Gordura animal é a mesma que comia-se nos tempos paleoliticos. Apesar da industria demoniza-las, é exatamente o que eu estava falando acima. Se vc usa carboidratos = energia. Mais gordura = energia DEMAIS = gordura, sobrepeso, obesidade. Porém, se você CORTA DRASTICAMENTE os  carboidratos, essa gordura vira energia e o excesso é eliminado pelo corpo. Bom, estou tentando explicar da maneira mais "leiga" e compreensivel possivel,  mas todas as explicaçoes técnicas (inclusive que isso nao aumenta excessivamente o colesterol e que o sal também é demonizado sem ter essa culpa toda) tem no blog do Dr. Souto, que eu vou passar o link em seguida e sugiro que quem se interessar pela dieta, LEIA DE CABO A RABO, pois o blog é muito bom. 

Trocando em miudos, a dieta consiste basicamente em cortar ou reduzir drasticamente o consumo de graos (arroz, farinaceos, etc), cortar açucar (que tbm sao carbs), reduzir laticinios e alimentos processados, dando preferencia ao que eles chamam de "comida de verdade", como peixe, carnes, frangos, bacon, ovos. 

E porque eu nao continuo na Dukan? 
EU me adaptei melhor a essa dieta, por ser menos restritiva, apesar de restringir farelos (a Dukan permite um pouco). Essa dieta permite que eu tome meu vinho moderadamente (cerveja também, mas cerveja é pao liquido, nao vale a pena, se vc gosta de vinho) e uma das minhas grandes dificuldades com dieta, é que o que eu mais gosto de fazer na vida é curtir a sexta-feira a noite, em casa, com o Jim, tomando nossos "bons drink" e eu, cozinheira que sou, sempre faço uma gostosura pra comer, tipo homemade burguer ou pedimos uma pizza... Ok, a pizza nao vai dar, mas posso fazer uma bela porçao de carne seca acebolada, posso tomar um pouquinho de vinho. Fiz feliz um "X Tudo" sem pao, com o hamburguer feito em casa, queijo, presunto, bacon, salada e nao morri porque nao tinha pao; e também nao precisei abrir mao do meu prazer de curtir minha sexta-feira feliz. Viajar aqui na Irlanda sempre foi um problema pra minha dieta porque o Irish breakfast servido em quase todos os hoteis (e eu amo!) consiste em torradas, ovos, sausage (uma especie de salsicha/ linguiça), bacon... E agora? Nao é mais um problema se eu SO abrir mao do pao. E pra minha imensa surpresa, mesmo depois do bacon (que eu fiz justamente pra testar, ja que nao constumo comer coisas tao gordurosas), meu vinho, mas seguindo firme nos omeletes, shake de whey protein, frango grelhado (ponho molho peri peri bem hot pra nao ficar monotono comer frango todo dia ou lanço mao da churrasqueira eletrica) em 2 dias la se foi 1,5kg. 

Ok, pra MIM isso nao é uma dieta, é um estilo de vida. Eu jamais vou poder comer carboidratos como antes, por causa do meu hiperinsulinismo e porque nao quero ser uma diabetica e ai vai da avaliaçao de cada um, que pode usar essa dieta por um tempo ou, assim como eu, pensar em longo prazo, ja que fome eu nao passo de jeito nenhum, pelo contrario. 

Pra ajudar, tenho usado florais de bach, chamado Agrimony (comprei em farmacia natureba), e cha de hibisco, que é diurético e ajuda a mandar as gordurinhas embora. E sim, ambos tem ajudado muito, mas sobretudo, o conhecimento tem me feito bem, saber que mesmo um pouquinho de macarrao integral é um veneno pra mim, me fez aceitar melhor que eu nao posso comê-lo. E hoje vou a jantar fora. ODEIO chatice de "nao vou jantar fora porque to de dieta". O que eu fiz? Ja olhei o menu do restaurante, ja vi e escolhi minhas boas proteinas e vou so pedir pra substitir a batata que vem no prato por salada. Menos feliz? Nem pensar!!! 

TODO MUNDO SABE que tem hora que desanima e eu to escrevendo o post no auge da animaçao. Eu nao sou hipocrita de dizer que é sempre facil, que hoje de manha eu nao queria era comer um brioche com café, MAS AI ENTRA A FORÇA DE VONTADE, a vontade de ser melhor, de nao ser diabetica, de nao morrer cedo, ou obesa, de poder engravidar no futuro sem parecer um bujao ou de nao conseguir engravidar porque to gorda demais. E quando bate vontade de comer doce? Como coco e se nao tenho a fruta, tenho sempre coco ralado (sem açucar adicionado) por perto, castanhas tbm ajudam a matar a vontade de MASTIGAR que so os carbs proporcionam haha. 

Ja descobri um bolinho de coco de caneca sem carbs (no blog abaixo) e um pao pro meu hamburguer, olha aqui. Pesquisando a gente adapta TUDO, meu bem!!! =)

Chega de bla bla bla! Interessou? TODAS as respostas que vc precisar, você vai achar no blog deste medico, que é um expert em dietas low carb e paleolitica: http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/

BOA SORTE E NAO ESQUEÇAM DE CONTAR OS RESULTADOS, EU OS DEIXAREI A PAR DOS MEUS PROGRESSOS!!! 




5 comentários:

Unknown disse...

Gostei da maneira que vc escreve, sintética e com alegria. parabéns!

Adriana disse...

Comecei essa dieta a 2dias... estou muito animada também. .. hoje fiz tapioca psra substituir o pão. .. pena que não deve ter isso por ai... amanhã vou fazer iogurte natural..
boa sorte pra vc....

amanda santos disse...

segue sigo de volta ?
http://anunciosparceriasdivulgacao.blogspot.com.br/

Unknown disse...

Estou fazendo essa dieta Low Carb à 4 semanas e perdi 4kilos. Estou muito satisfeita!! quero perder mais 8 kilos, e sem que em breve conseguirei =)

Dani Decoradas disse...

Como eu tenho diabetes há pouco mais de um ano, o low card é uma realidade forçada. Mas estou satisfeita com a maneira como ela me alimenta no dia a dia. Encontrei muita informação quando comecei através desta página. Recomendo a visita.