quarta-feira, 17 de julho de 2013

Que diabos é a DIETA DUKAN???


Bom, depois que mencionei que estou fazendo a Dukan (confesso que não continuamente, mas o máximo que posso) e que contei alguns casos de sucesso, de emagrecimento relativamente rápido - e a princípio, definitivo, muitas pessoas me pediram dicas e orientação sobre essa dieta. Dieta não, segundo o criador, Pierre Dukan, um médico francês, este é um "programa de emagrecimento global" e não simplesmente uma dieta, que vc começa hoje e termina quando atingir seu peso ideal. Este programa visa manter alguns cuidados mesmo depois do peso ideal ser atingido, pra que os kg extras não sejam recuperados. 

Então, vou tentar explicar nesse post um cadinho do que eu sei e espero não falar nenhuma besteira haha. 

Bom, e que diabos afinal é o programa de emagrecimento Dukan?

Segundo relatos do Dr. Dukan, quando jovem ele atendia muitas pessoas, incluindo um senhor muito obeso, que em certo momento pediu que ele lhe passasse uma dieta. Dr. Dukan se negou, já que não tinha conhecimento sobre o assunto, mas o senhor disse que já tinha feito todas as dietas e que queria sim ter sucesso desta vez. Sugeriu então que o médico cortasse tudo, menos a carne, coisa que ele não vivia sem. E assim foi, e depois de uma semana sem carboidratos, o senhor apareceu radiante por ter perdido 5kg. Depois disso, o doutor aperfeiçoou muito o método, incluiu vegetais e alguns carboidratos pra que o emagrecimento fosse saudável e hoje, depois de muitas pesquisas em 35 anos, temos o método Dukan de emagrecimento. 

Como funciona?


O método é composto de 4 fases:

O Ataque: Curto e fulminante. Somente são permitidas o que chamamos de PP (proteína pura). 
Dura geralmente 4, 5 dias (dependendo de quanto peso vc quer perder) e a única dose permitida de carboidrato é de 1 colher e meia de aveia por dia. 

O Cruzeiro: Ainda basicamente proteico. Esta fase será seguida até que se atinja o peso ideal. Está dividida em PP e PL, em dias alternados, onde um dos dias vc pode comer alimentos tolerados, como vegetais. 

A Consolidação: Nesta fase é permitido comer dois pães por dia (fatias), uma porção de fruta e de queijo por dia e duas porções de cereais por semana, além de duas "refeições de gala" por semana (eba!). O tempo de consolidação é de dez dias para cada quilo emagrecido. Sua meta são 10kg? Quando atingi-la serão 100 dias de consolidação. Isso garante que suas células de gordura não farão o processo inverso, o famoso efeito sanfona. 


A Estabilização: 

a alimentação quase volta ao "normal". Em normal, leia-se saudável, não significa comer joelho de porco todo dia. Manter uma alimentação saudável e fazer um dia da semana (quinta-feira) de ATAQUE. Sugere-se também nesta fase que se abandone os elevadores e que se coma 3 colheres de aveia por dia. Pra sempre. 

Por onde começar?

 

Primeira coisa: NÃO PRECISA PAGAR NADA, todas as informações você pode encontrar na internet. 

Segundo: Calcule seu peso ideal (gratuitamente) neste site. Tem outras informações bacanas e mais precisas por lá. Neste cálculo, o site também dirá quantos dias da fase ATAQUE você deve seguir. 

Terceiro: É importantíssimo ler o livro do Dr. Dukan, que explica muito bem o método e tem a lista de todos os alimentos que você pode ou não comer. Você pode comprar em quase todas as livrarias. 
Outra opção (eu não disse isso!) é entrar neste grupo do facebook aqui, porque nesse link aqui  dá pra fazer o download do arquivo. 

Tem vários outros grupos muito bacanas no Facebook, onde as pessoas trocam experiências, dúvidas, sucessos e insucessos, como esse aqui por exemplo. No google também acha-se muita informação. Hoje mesmo eu tava em dúvida se podia comer coração de galinha e googlei. Sim, podia! Yay! 

Porque eu recomendo a dieta Dukan? 

Apesar de ser uma dieta basicamente proteica, não acho uma dieta chata, porque com o pouco de carboidrato que você pode comer por dia, dá pra criar uma infinidade de receitas, eu por exemplo criei uma pizza que ficou uma delícia! Neste mesmo site, tem várias receitas, mas eu sugiro ler o LIVRO com atenção, porque esse site não é oficial, então tem pessoas usando dosagens erradas para as fases propostas. Eu, como boa cozinheira que sou e adoro criar e fazer novas receitas e odeio comer só grelhado e salada por muito tempo, me dei super bem, mesmo tendo sempre sido uma viciada em carboidratos. Além disso, o fato de ter uma manutenção para evitar o efeito sanfona é algo bem bacana. 

Porque eu não recomendo a Dukan? 

Bom, eu recomendo pra todo mundo que precisa de um ponta pé inicial. Eu, por exemplo, estava indo pra academia, correndo e não via nenhuma diferença na balança, porque não seguia uma dieta (não comia demais também, mas comia errado). Isso desanima, dá vontade de largar tudo, mas depois que comecei a Dukan, me pesei na tarde do terceiro dia e já tinha ido embora quase 2kg, além de ter começado a me livrar do inchaço. Porém, eu ainda não me convenci de que dietas restritivas sejam as melhores opções a longo prazo. Pode ser que eu mude de ideia quando chegar lá, mas enfim, caso você se adapte bem ao método, não há porque parar, não é mesmo?


Bom, não quero que o post fique ainda mais longo. Perdoem-me e ajudem-me caso vejam alguma informação que não esteja condizente com o método, não sou nenhuma estudiosa, apenas uma praticante querendo ajudar azamiga, assim como minha amiga super íntima Kate Middleton me ajudou haha. Sim, ela fez essa dieta, olha aí!



Enfim, COMAM o livro! Em menos de uma semana, vocês já vão tirar o método de letra! O Livro também explica que existem períodos de estagnação, não desespere! Existe a possibilidade do intestino ficar preguiçoso, tem dicas pra isso também. Enfim, estou a disposição para ajudar e sugerir muitas outras leituras. Eu adoro o Blog da Mimis, ela não fez a Dukan, mas mudou de hábitos, emagreceu mais de 30 kg e hoje tem uma invejável barriga de tanquinho, um super estímulo. Foi lá que aprendi a fazer um pãozinho low carb que adorei (mas como cozinheira enxerida, mexi na receita e vou mexer ainda mais haha).

1 colher de sopa cheia de farelo de aveia
1 colher de cha de fermento (po royal)
2 colheres de agua
1 colher de sopa cheia de cream cheese (usei o Philadelphia extra light, pode ser requeijao light)
1 ovo
Uma pitada de Sal (opcional)

Bati todos os ingredientes com batedeira (tirei a "pele" da gema pra nao ficar com cheiro/ gosto de ovo no pao). Nao satisfeita, bati tambem no liquidificador. Pus numa travessinha e forno convencional. Na receita original sao 2 minutos e 20 segundos no microondas, mas nao sou fa de microondas. Ficou miudinho, mas ficou com consistencia de pao (e nao de omelete como outras receitas). Dai e' so tirar do forno, cortar na metade e botar um recheio light. 
Da proxima vez vou dobrar a receita (mantendo somente 1 ovo) pra ficar maiorzinho.



Bom, boa sorte pra todo mundo e contem comigo caso precisem de mais informações, se estiverem ao meu alcance certamente ajudarei e obviamente, vamos trocar figurinhas, receitas e experiências! Beijos, beijos!!!  

  















2 comentários:

Nivea Sorensen disse...

Olha eu cheguei a ler tudo a respeito e já tinha me preparado para começar quando percebi que não queria fazer. Eu não faço nenhuma dieta que não me permita comer tudo o que eu quiser. Conheço gente que fez, que emagreceu e que adorou, mas para mim seria um sacrificio. Eu preciso de carboidrato para correr atrás do filho o dia todo, mesmo que eu coma muito pouco e SEMPRE integral e preciso do intestino funcionando bem para ficar legal. Eu emagreci 15 quilos desde janeiro (e outros 10 no ano passado), bem devagar, e não me privando de nada, nunca neguei um convite para festa, ou jantar, mesmo que isso significasse comer e beber alem do meu limite. Mas se estou em casa não vejo porque comer mal, não sinto quase nenhuma vontade de passar do meu limite. Hoje eu percebi que eu aprendi a comer bem e estou bem feliz.
Espero que você encontre seu caminho.
x

Lilian disse...

Como assim eu não conhecia o seu blog? Amei Bethania, li vários posts na última meia hora, hehe. Parabéns, ganhou mais duas leitoras, pq já trouxe minha irmã na carona!