quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Passamos do ponto...


Estava eu aqui num raro momento de descanso, lendo as notícias do dia e me deparo com uma matéria no G1 sobre um protesto de TRÊS garotas brasileiras em SÃO PAULO contra a prisão de uma banda na RÚSSIA. De peitos de fora. Foram presas, resistiram, se machucaram e agora culpam a polícia pelos supostos maus tratos. Aliás, não é de hoje que vejo várias mulheres de peitos de fora protestando sobre as coisas mais absurdas (outras nem tão absurdas), mas tenho a nítida impressão de que nós mulheres passamos do ponto. Em tudo. Perdemos o fio da meada. 

Não sabemos mais nosso papel na sociedade. Algumas põem os peitos pra fora querendo conquistar algum respeito e alcançam exatamente o oposto disso. Peitos deixaram de ser maternal, fetiche, sensual por serem semi-mostrados em decotes, hoje em dia peitos são só peitos, algo que se põe pra fora e mostra pra quem quiser ver. Antigamente, meninos ficavam excitados vendo escondidos a capa das revistas eróticas nas bancas, hoje peitos estão em todo lugar de qualquer parte do jornal diário e dos sites de notícias.

E aí que junto com os tais peitos, no ímpeto de querermos liberdade, independência, mercado de trabalho, estamos esquecendo de sermos SÓ mulheres. Ser dona de casa virou uma vergonha. Ok, eu não tenho vocação alguma pra ser sustentada por marido,  mas amo cuidar da casa, cozinhar, agradar, levar a toalha no banheiro. Fale isso a uma amiga mais voraz e serás engolida viva. E de mais a mais, quem acha que deve ser sustentada, inclusive, qual é o problema???? Desde que marido e mulher estejam felizes com esta condição, qual é o problema???? Diga isso àquela sua amiga (ou numa roda de amigas) e serás engolida novamente, com requintes de crueldade. 

Nós mulheres achamos que precisamos ser fortes o tempo todo, "mulher não chora", mulher tem que trabalhar o dia inteiro, ser boa mãe, boa esposa, boa em tudo. Mulher tem que dar conta de tudo e chegar no fim do dia linda, maquiada e depilada pra encontrar seu  marido com as velas do jantar acesas e o vinho na mesa. Porque? Pra que? Porque temos que ser essa fortaleza toda? Porque passamos do ponto... Porque não só lutamos por liberdade e independência, nós perdemos a mão. Não aceitamos gentilezas, não acreditamos em elogios, não somos mais doces, nem femininas, nem "mulherzinha". Somos aquelas dos peitos de fora protestando na rua de São Paulo por uma banda de música da Rússia... 

Talvez seja hora de fazermos uma boa parte do caminho de volta, aceitarmos que não somos heroínas o tempo todo, talvez seja a hora de reconhecermos que somos SÓ mulheres (com peitos dentro de nossas blusas). E que isso é FANTÁSTICO

ps.: O sorteio "de amanhã" tá chegando... aquele "amanhã" maroto que só eu sei fazer... aquele mesmo "amanhã" que eu ainda não entrei na academia. Me aguardem! 

Nenhum comentário: