terça-feira, 29 de junho de 2010

Brownie MUITO fácil com uma caldinha quente de morango. Quer?!



Bom...Tô achando todo mundo muuuuito magrinho e resolvi dar uma receitcheeenha de brownie de chocolate que eu criei num momento “não tô a fim de ir ao mercado”. Aproveitei umas coisas que tinha em casa e só passei na padaria da esquina pra comprar sorvete e chocolate. A receita é super fácil e rápida!!!

E, pra falar a verdade eu não meço nada na receita e tenho a maior dificuldade de passá-las porque faço tudo no olhômetro, mas vamos lá... Vou me esforçar!!!


Ingredientes Brownie:

4 colheres (sopa) bem cheias de manteiga
4 colheres (sopa) achocolatado em pó*
1 xícara (chá) de farinha de trigo
2 colheres (sopa) de açúcar
2 ovos
100 g de chocolate meio amargo picadinho**
50g de nozes ou castanha de caju picadinhas***

Como fazer:

Misture bem todos os ingredientes (Só isso? Só isso!) e leve ao forno por aproximadamente 20 minutos (pode ser feito em um tabuleiro untado e depois cortar em pedaços ou assar em pequenas formas/ ramekins).

Enquanto o brownie está no forno, vamos fazer uma caldinha de morango que é um luxo!!


Ingredientes Calda de Morango:

10 morangos cortados em rodelas
¾ xícara de açúcar
2 colheres (sopa) limão
“2 dedinhos” de água (hahaha)

Como fazer:

Numa panela ou frigideira coloque o açúcar. Assim que começar a derreter nas beiradas, acrescente os morangos, mexendo sempre. Quando já tiver quase totalmente derretido, acrescente “2 dedinhos de água” quente. Se cristalizar não tem problema, continue mexendo que o açúcar volta a derreter. Mantenha no fogo por uns 3 minutos até que a calda incorpore o morango, que ficará em pedacinhos. Esprema um pouco de limão na calda e desligue o fogo.

Pronto!!!

Agora é só arrumar o brownie num prato de sobremesa, pôr uma bola de sorvete (de preferência de creme) por cima e jogar um pouco da calda ainda quente por cima do sorvete.

* Se preferir um brownie menos adocicado, ponha 2 colheres de achocolatado e 2 colheres de chocolate em pó.
** É melhor fazer com o chocolate meio amargo picado, mas se não tiver, pode fazer sem ele que não fica ruim também, ok?
*** As nozes/ castanhas são opcionais. Se não tiver em casa, não hesite em cortá-las da receita! 

Promete que faz? E promete que deixa um comentário aqui contando como ficou? E manda foto? #pidona

segunda-feira, 28 de junho de 2010

Clube da Luluzinha

Antes de qualquer coisa, quero pedir um milhão de desculpas pela ausência de posts por mais de uma semana. Passei por uma cirurgia (mamoplastia) e, a bem da verdade, também aproveitei meus últimos dias de férias para praticar "nadismo". Mil desculpas!!! Isso não se repetirá! =]

Mas, vamos ao que interessa... A casa - mais precisamente a sala - da queridíssima amiga e leitora Luciane Tavares.
A casa dela é de uma fofura, mas uma fofura, daquelas cheia de pequenos detalhes - e grandes idéias - que fazem toda a diferença!

Prontas pra se encantar???



Uma parede colorida dá o tom da sala, que abriga lindos móveis de madeira.
A mesa de jantar pode ficar dobradinha - e compacta - no cantinho dela ou abrir quando a Lu recebe outras pessoas.
Em todos os cantos moram detalhes de viagens e momentos que cuidadosamente se transformam em quadros ou enfeites bem distribuídos.



Super arejada, a sala tem bastante espaço para livre circulação. Pufes e grandes almofadas de chita são um convite ao papo (longo) e uma(s) boa(s) cerveja(s).
Sim, a Lu é especialista em cervejas e produz suas próprias, artesanais. Delícia!
(Quer conhecer melhor a cervejeira Lu? Olha o blog dela aí: http://femalecarioca.blogspot.com/)



E, pra mim, a melhor de todas as idéias: uma espécie de cama de casal substitui o sofá e, cumpre bem os dois papéis, com muito charme!
Vai dizer que você já não tá se imaginando totalmente jogada nesse canto, batendo aaaaaaltos papos até aaaaaltas horas da manhã??? Pois eu, sim! Ora sentada, ora deitada, almofada no colo, almofada no pescoço, guerra de almofadas... rsrs
E, claro, depois de beber tantas cervejas (se beber, não dirija!) acabar dormindo por ali mesmo, já que ele também pode abrigar os hóspedes que ficam pra dormir, pois o apê é tem somente um quarto ... Bom demais, né?

Aliás, é a típica casa em que a gente faz o papel de reparadeira... São tantos detalhes em harmonia, que dá pra se perder olhando cada quadrinho, cada foto, cada lembrança que fazem com que a casinha dela tenha identidade.



Se tem uma coisa que eu não gosto são aquelas casas feitas por decorador, tudo milimetricamente estudado, com casa de cara de boneca e sem nenhum rastro de quem mora ali. A casa da gente tem que ter cheiro da gente, cara da gente e calor da gente, concordam?!

E com a palavra, a própria Lu:
"Meu apartamento é cheio de coisas compradas em viagens, algumas nos primórdios da Rua do Lavradio (RJ). Minha intenção foi deixá-lo confortável, tanto pra mim quanto pras visitas. Adoro receber amigos!



Ah! Meu xodó é meu futton, comprei ele bem antes da moda dos futtons chegar por aqui. Ele tá sujinho, já tentei mandar lavar, mas uma lavanderia especializada disse que não garantia tirar as manchas. Por isso tenho usado ele com um lençol por cima, mas depois que me mudar* vou fazer uma colcha de patchwork do tamanho dele e jogar por cima, vai ficar mais charmoso."

Espero que tenham gostado da sala da Lu tanto quanto eu gostei e que seja inspiradora!

* A notícia (nada) triste é que a Lu vendeu este apartamento e dentro de alguns meses vai mudar pra um apartamento ainda mais bacana. Vai começar (quase) do zero novamente porque o outro apê é maior, mas a tirar por esse, ninguém tem dúvida de que ela vai tirar o próximo de letra, né?!

Beijos, queridos!!

ps.: Não resisti e vou mostrar um pedacinho do banheiro dela:



Acho uma fofura este mosaico no entorno do box e me faz lembrar as esculturas de Gaudí.
Não é cute?!

ps2.: Quer nos mostrar sua casa ou compartilhar alguma boa idéia? Envie e-mail para bethania.rj@gmail.com! A fulana aqui terá um enorme prazer em recebê-la aqui na casa!!!



terça-feira, 15 de junho de 2010

Pano pra manga...


Olha... se tem uma coisa que já era pra eu ter aprendido há muuuuito tempo, essa coisa é costurar.

Porque eu fico cheia das idéias e, na maioria das vezes, elas morrem antes d'eu obrigar pedir a minha mãe colocar meu pensamento em prática abrindo a máquina de costura (aliás, entre eu pedir e ela terminar às vezes demora um teeeempo...rsrs).

Lembra quando você ia na casa da sua avó e dizia que nunca viu nada mais brega que aquela cortininha de chita embaixo da pia? Pois é, bobona, agora é fashion! No fashionismo do lar, o tecido é SUPER IN, como diria minha amiga Lu Raab.

Tem uma loja no RJ chamada "Lá na Ladeira" que tem cada coisa de cair o queixo...

Duvida??? Olha isso!



Charrrrrrrme esse sofá de seda listrada.



E as poltronas?? Enfim... depois dá um passeio lá no site pra se apaixonar também...

Mas aí, né... Tem que dar uma quebrada no cofrinho ou gastar um cadinho daquele salário abastado que você ganha. Eu não tô com essa sorte salarial (ainda) e sei que tem um ou outro que também não tá... Então fiz o favor de catar umas possibilidades pra você sair dessa inércia aí do sofá e botar a mão na massa! Let's go?



Adoro patchwork. Adoro!!!
Se tiver um pouco mais de dom pra costura que eu, escolha tecidos "diferentes, mas com algo em comum" e faça uma colchinha estilo aconchegante-cute-cute-com-cara-de-fazenda-oh-meu-Deus
Também dá pra pedir praquela costureira camarada! =]




 

Pufes, pufes, pufes. Já tá sonhando com pufes de tanto eu falar neles?
Esse último, o redondo, parla italiano. Mas os outros? Faz aí, menina!
Caixa de madeira, espuma de estofamento e tecidos!
Ok, não é tão fácil, mas você também pode levar a idéia naquele estofador camaradinha aí da esquina.
Diz que você é amiga da Bethania e pede um desconto! (Eu não conheço nenhum estofador, mas o nome é bom, hein! Vai que cola?!)


Esse aí saiu na Casa e Jardim. Um pouco de cola e bastante paciência.
Vai menina, eu seguro na tua mão! Vai com fé que você consegue!


Na cozinha


Na cortina (morri de amar essa!)


Na parede. (Foto: Casa Claudia)


Olha esse banquinho, achado no lixo e reformado!
(Tem várias imagens que eu peguei de blogs que já passeava antes de pensar em ter o meu próprio blog e agora não lembro mais de onde são... Se alguém souber, me diga pra eu pôr o crédito!)



E, por fim, esses gaveteiros, a cara da fofura.
(Procura-se dono das obras também!)


Espero que inspirem, mocinhas!
Mãos à obra!

domingo, 13 de junho de 2010

Pequenos espaços, grandes idéias

Pois é, meu povo. Tô maaaal demais de garganta inflamada e uma gripe totalmente fora de hora. Dormi o dia inteiro, febril. Acordei no meio da madrugada e agora cá estou eu, insone...

Gripezinha fora de hora, já que na quinta-feira vou passar por uma cirurgia e preciso estar tinindo de boa. Mas estou me medicando e tudo vai ficar bem!

E já que a madrugada é acordada, resolvi pesquisar e postar!! Eeeee \o/

Com os apartamentos cada vez mais apertadheeeenhos das novas construções, fui pesquisar algumas boas idéias para ambientes compactos. As idéias são de várias matérias das revistas "Casa Claudia" e "Minha Casa", site super recomendado pra quem quiser pesquisar sobre decoração. =]


O rack que ocupa toda a extensão da sala, além de acomodar DVD e itens de decoração, ainda abriga dois pufes, que eu acho uma excelente idéia pra quem tem pouco espaço e gosta de receber amigos e família. Se você tem poucos assentos em casa, vale a pena investir em pufes como estes (que ainda pode fazer as vezes de mesinha).

Parêntese: Minha amiga Ana Claudia usou essa mesma idéia faz um tempo e eu achei que ficou lindo! Dá uma olhada na sala da Aninha...



Update: Isso que dá ficar sem visitar as amigas... A Aninha trocou o sofá por um maior e mais confortável e agora o pobrezinho do rack com os pufes também vai ter que ser trocado, olha só. Sugiro um comprido e mais magrinho pra não perder espaço no meio da sala. E vocês, o que acham?
Fecha parêntese.


Tome nota: Cores claras; um espelho na parede inteira que dá a impressão de amplitude; armários com portas de correr e a cortina de voile comprida (opção barata) que faz o ambiente parecer mais alto.




 

Invista em móveis multifuncionais, compactos, que podem ser guardados em pequenos espaço; valorize paredes como espaços úteis;



Gavetões e prateleiras. Sabe esse móvel aí em cima? Pois é, o ar condicionado modelo split tá dentro dele. Isso é que é bom aproveitamento de espaço!




Preze sempre pela boa circulação no ambiente. Nada de móveis atrapalhando a passagem ou ter que ficar pulando pra se locomover.




Se for rolar uma obrinha no apê, uma excelente opção é integrar ambientes (sala de jantar/ estar; sala/ cozinha etc). Eu, particularmente adoro cozinha americana, mas jamais seria capaz de viver num loft (onde esconder as bagunças?!). Pense bem antes da tal integração e não esqueça do cheiro da fritura que vem da cozinha, do barulho do seu filho ouvindo música...

Apartamentos pequenos não combinam com cortinas volumosas. Opte por modelos mais enxutos (que ainda por cima são mais baratos! Oba!)

Bom, o post começou de madrugada de sábado e só terminou agora, quase dez da noite de domingo. A gripe tá demaaais! Mas espero que as dicas compiladas sejam úteis aí no seu cafofinho! =]



sexta-feira, 11 de junho de 2010

Dia dos Namorados


Ok, não é porque Santo Antônio tá de mal de mim e que eu não tenho um homem pra chamar de meu que eu não vou postar umas diquinhas de Dia dos Namorados, né???

Pois bem...

O básico vocês sabem... Champagne (ou Espumante), balde de gelo, guardanapo (de preferência de pano), e uma mesa bem posta, com direito a velas e flores, pode ser??



E pro jantar????

Penne Gratinado!!

Ingredientes:

500 g de macarrão do tipo penne, cozido, al dente
300 g de tomate cereja (pode ser substituído pelo italiano ou até o tomate comum)
500 ml de molho branco
300 g de brócolis cozidos, al dente
300 g de queijo mussarela de búfala (vende em todos os grandes supermercados, custa em torno de  R$10)
50 g de queijo parmesão
Folhinhas de manjericão
2 dentes de alho
50 g de azeitonas pretas
Azeite, sal e pimenta do reino

Como fazer?

Corte os tomates ao meio (se for do grande, em pedacinhos), tempere com azeite, pimenta do reino e alho amassado. Deixe descansando no tempero enquanto prepara o resto da receita.

Cozinhe a massa com um pouco de sal até que fique al dente e reserve.

Aqueça o molho branco (eu uso molho branco de caixinha da Elegê! Ralo cebola numa panela, esquento com azeite e depois misturo o molho de caixinha). Coloque um pouco de molho no fundo de um refratário, sobrepõe parte da massa, intercala brócolis, tomatinhos, muss. de búfala em pedacinhos, novamente molho branco, em camadas, até terminar os ingredientes, sendo a última de molho e parmesão por cima.

Leve ao forno pra gratinar e depois enfeite com azeitonas pretas e manjericão fresco.

E de sobremesa??

(Cof, cof! Tenho várias idéias, mas são impróprias pro horário... tirem as crianças da sala! hahaha)

Nada mais sexy do que a mistura morango com chocolate, certo???

Delícia de Morango com Chocolate

1 lata de leite condensado
2 latas de leite
2 gemas
1 lata de creme de leite
1 colher grande de amido de milho (a boa e velha Maizena)
1 caixa de morango
1 barra de chocolate (eu não gosto muito doce, então ponho chocolate meio amargo. Se você prefere bem doce, pode pôr chocolate ao leite)

Como fazer???

Ponha o leite condensado, o leite, o amido e as gemas numa panela e leve ao fogo, mexendo bem pra não empelotar.

Depois do creme pronto, coloque numa travessa (nesse caso, sugiro pôr em taças individuais). Deixe esfriar e depois ponha metade dos morangos por cima do creme branco. Reserve.

Derreta a barra de chocolate em banho-maria, misture bem o creme de leite com soro e joga por cima do creme com os morangos. Por fim, ponha a segunda metade dos morangos por cima.

Espero que todas tenham um excelente dia dos namorados. E pra quem não tem namorado, que tal reunir os amigos pra fazer este jantar especial?????

Depois me contem o que acharam das receitas!!!!

quinta-feira, 10 de junho de 2010

Exército da Salvação

Você conhece o Exército da Salvação?

O Exército da Salvação é uma entidade filantrópica que foi fundada em 1865 na Inglaterra e hoje atua em 118 países.

Eles aceitam doações de móveis (e também roupas) e a loja do Rio de Janeiro fica na Av. 28 de Setembro, em Vila Isabel...

E aí?! E aí que eles retiram as doações na sua casa, então caso tenha aí um móvel encostado ou roupas sem uso, ligue pra eles.

E aí de novo?! E aí que as doações de móveis são revendidas e, além de ser mais uma forma de ajudar, lá tem achados incríveis. Já vi buffets e cristaleiras lá de cair o queixo, por preços bem baixos.

Às vezes é preciso paciência e muito garimpo até achar peças que valham a pena, mas aí vão alguns dos meus "achados"... (Preparem-se pra relevar muita coisa no cenário, ok?! hahaha)

Criado Mudo de pés palito comprado por R$40,00

Era assim...

(Ok, relevem esse monte de jornal no chão, a foto foi pouco antes d'eu começar a reformá-lo)

O criado mudo ganhou uma boa lixada e foi pintado com tinta esmalte em spray preta e

Ficou assim...
 
 
(Relevem a luminária disputando espaço com o telefone, porque ainda não consegui um lugar decente pra ele)
 
Criado mudo comprado por R$30,00
 
Infelizmente não tenho foto do "antes" deste criado mudo.
Ele ainda está sendo reformado com tinta esmalte branca, olha como está:
 
 

Ele também vai ganhar puxadores novos, lindos de viver.
Tentei tirar foto dos puxadores, mas eles não são nada fotogênicos... (#louca) hahaha

Cadeira (também de pés palito) comprada por R$ 10,00

Era assim...



O assento estava completamente acabado, mas como eu não tinha móvel nenhum, nem sofá, tive que dar um jeito nela...

Ficou assim...



Forrei com um veludo mostarda e fiz um acabamento de zebrinha.
Foi uma mão na roda por muito tempo (até 1 semana atrás eu ainda não tinha cadeiras na mesa e a velhinha aí aguentou firme...)

Agora ela está assim...


Pintei a bichinha de esmalte pink e forrei com um tecido bonito e barato comprado no Saara, aqui no RJ.

Eu tenho outros garimpos lá do Exército da Salvação. Quando tiverem com paciência sobrando pra garimpar, não deixem de ir lá!



 
 
 

segunda-feira, 7 de junho de 2010

Receitcheeeeenha: Creme de Milho

Cheguei hoje, meia noite e tanto, do ensaio do Bangalafumenga (bloco daqui do RJ da qual tenho a honra de tocar na bateria) doooida de vontade de comer um arrozinho novo, fumegante, que não comia há vários dias (faz uma faaalta, né?!). Olhei lá um peito de frango na geladeira e botei pra grelhar. Só?! Nada! Tinha uma lata de milho aberta de ontem (coisas de quem mora sozinha) que certamente ia estragar, então resolvi fazer minha receitinha de creme de milho. Ficou ótimo!

Portanto, se tiver em casa Preguiça + Falta de Imaginação + 1 lata de milho, nascerá rapidamente um creme DELICIOSO!



Ingredientes:

1 lata de milho em conserva
1 xícara de leite
1 colher de sopa de manteiga
1 colher de azeite
1 cebola média ralada
1 tablete de caldo de legumes
1 colher de sopa de farinha de trigo

Como fazer?

Bata o milho no liqüidificador com um dedinho de leite e reserve.
Em uma panela refogue a cebola ralada com o azeite e a manteiga.
Quando tiver começando a dourar ponha 1 colher de farinha de trigo e o caldo de legumes e deixe terminar de dourar. Acrescente o milho batido e o restante do leite, sempre mexendo até que o creme engrosse um pouco (leva de 3 a 5 minutos). E SÓ!

Juro, fica óóóótimo!!!

*** Também dá pra fazer uma espécie de "escondidinho" colocando um belo molho de frango desfiado num pirex, cobrindo com purê de batatas e, por último, o creme de milho, mas não é lá muito light, né????

*** Eu não bato demais o milho porque gosto de deixar alguns grãos inteiros no creme.

*** Se gostar, acrescente cheiro verde picadinho quase na hora de desligar o fogo!

Taí, receitinha deliciosa que leva 10 minutos pra ficar pronta! =] Enjoy it!